E não é que adivinhamos? Semana dos Orgânicos

Semana dos OrgânicosEm primeiro lugar, vocês não tem idéia de quão difícil é achar uma foto legal de orgânico. Eu rodei o Flickr atrás de algo que prestasse – e também fosse CreativeCommons, já que essa é uma diretriz para o uso de imagens aqui no Bamboo Blog. Ainda bem que, neste caso, temos um logo para ilustrar o post!

Mas falemos do assunto: sem querer acabei postando duas vezes nesses últimos sete dias sobre alimentos orgânicos. E não é que coincidiu com a 3a Semana dos Orgânicos? Essa Semana, criada pelo Ministério da Agricultura para fomentar o consumo desses alimentos, começou ontem, dia 5, e vai até o dia 11. Diversas atividades estão previstas em 22 estados e no Distrito Federal, entre elas feiras, cursos e seminários, além de campanhas em escolas públicas de ensino fundamental. Além de incentivar o consumo, o Ministério quer aumentar a discussão da sociedade em torno do assuno.

Embora a idéia seja boa, me parece um pouco ingênuo propagar as vantagens do consumo de produtos orgânicos em escolas públicas, cujos alunos são, em geral, de baixa renda. Se para a classe média e alta já é caro consumir esses alimentos, o que será então das mais baixa? Por outro lado, é importante que toda a população entenda as vantagens desses produtos. Quem sabe assim os preços não caem um pouco e possibilitam que orgânicos caiam ainda mais no mainstream? E você, o que acha? Utopia ou um sonho possível?

Mais informações e a programação dos eventos você encontra aqui, no site do Ministério da Agricultura.

Comments
2 Responses to “E não é que adivinhamos? Semana dos Orgânicos”
  1. Vitor, eu acho que seria viável estimular a população – não só a classe média, mas a baixa também – a ter pequenas hortas caseiras. Porque até em vasos é possível cultivar, basta aprender. Sem agrotóxicos e por um preço bom. Mas a iniciativa do pontapé inicial, eu acho, deve ser do governo, ou até de ONGs.

    Ainda não temos uma hortinha aqui em casa, mas taí um projeto pra incluir com meta.🙂

  2. Sabe que eu vi uma tal de Horta Vertical e cheguei a pesquisar como funciona. Só que o site só leva para a comprar de um DVD (ou download) que ensina a produzir. Vou tentar falar com eles, quem sabe tem mais informações.

    De qualquer maneira, concordo com você, Silvia: seria interessante estimular – e ensinar – a população a fazer sua própria horta. Até pq, dá pra fazer a compostagem e usar como adubo.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: