Orgânicos: onde (e como) eu acho?

TomateEssa é uma pergunta que eu venho me fazendo nos últimos meses. Um dos lugares em que é mais fácil achar orgânicos é a rede Pão de Açucar de supermercados. O problema, lá, é o preço. Se orgânicos já são, normalmente, mais caros que convenencionais, no PA é que não serão baratos.

Então, onde encontrá-los? Descubra depois do clique. Tenho pesquisado e, um lugar que veio a calhar é o Portal Orgânico. Lá você encontra restaurantes, feiras, supermercados e lojas especializadas em alimentos orgânicos. Perto da minha casa, na Vila Mariana, eu já conhecia a feira livre, que acontece todo domingo. Mas também fiquei sabendo que o Pastorinho vende produtos orgânicos. A rede Mundo Verde é outro lugar em que é possível encontrar alimentos sem agrotóxicos, além de cosméticos e afins. No entanto, eles não vendem só orgânicos, então é sempre bom ler o rótulo ou perguntar para o vendedor. A rede é mais forte no Rio, mas tem algumas lojas em São Paulo, Bahia e outros estados brasileiros. Tem até uma na capital da Angola. A Korin também tem fabricação própria e loja na Vila Mariana, a alguns quarteirões do Pão de Açucar. Vale a pena andar um pouco mais. Para ter uma idéia, a caixa de ovos caipiras é 1 real mais cara lá do que na Korin.

Para quem quer receber os alimentos em casa, direto da lavoura e sem intermediários (ok, existem alguns intermediários, mas nada comparado a supermercados), pode falar direto com a Sabor Natural e a Caminhos da Roça. Por uma pequena taxa, você recebe tudo fresquinho na sua casa. O interessante é que elas utilizam rotas, cada lugar da capital em um dia diferente, otimizando as entregas e gastando menos combustível – e emitindo menos CO2.

Para quem quer comer orgânicos, e não está afim de cozinhar, uma boa opção é o Gaia. O restaurante, que é vegetariano, serve somente alimentos orgânicos e tem algumas opções de menu. Esse eu posso até recomendar: já comi algumas vezes lá e sempre tem algo de interessante. Minha parte preferida é área que fica nos fundos, com redes para relaxar depois do almoço. No fim de semana, a área ganha brinquedos para a criançada se divertir enquanto os pais saciam o apetite.

Esses são alguns dos lugares em que você encontra alimentos orgânicos. Se quiser saber mais, dê uma olhada no Portal Orgânico. E se achar um lugar legal, não deixe de nos avisar.

:::

Foto Cortesia de Krista76 via Flickr. 

Comments
2 Responses to “Orgânicos: onde (e como) eu acho?”
  1. valeria says:

    e no rio de janeiro? onde acho?

  2. Vitor Leal says:

    Puxa, Valeria, não sei. Pão de Açucar geralmente tem. Talvez no Zona Sul tb? Loja especializada não conheço nenhuma.

Leave a Reply

