A Semana Verde da NBC…

Tela Verde…e algumas considerações sobre o engajamento das grandes empresas na causa ambiental.

O canal norte americano NBC é a mais nova grande coorporação a criar uma ação ambiental de grande porte. A Green is Universal basicamente insere a temática verde em suas séries de maior audiência, fazendo com que personagens de sucesso com o grande público participem ou tomem atitudes ambientalmente corretas. Em Heroes, o namorado da protagonista instala lâmpadas eficientes em sua casa, enquanto Jack Donaughy, interpretado por Alec Baldwin cria uma mascote verde para o Girlie Show, da série 30rd Rock. No site da NBC ainda podemos encontrar várias dicas verdes, um vídeo do famoso apresentador Jay Leno falando sobre um produto de limpeza biológico e um making of do casamento verde da atriz Allison Sweeney.

Não podemos negar a importância das iniciativas de grandes coorporações, principalmente na indústria do entretenimento que, com sua abrangência, levam questões importantes a um público imenso. Na TV aberta brasileira, um ponto no Ibope significa cerca de 50 mil aparelhos ligados em um programa. Mesmo nos programas de menor audiência é um número impensável para a maioria dos blogs.

No canal GNT, por exemplo, uma atração vem se destacando. Como bom reality show da TV britânica a simpática apresentadora Penny Poyzer propõe uma grande mudança de comportamento aos participantes, com regras rígidas e prêmios como incentivo (na mesma linha dos também britânicos “Você é o que você come”, “Acerte seu relógio biológico” e “Supernanny”). Só que Penny Poyzer não ensina a emagrecer ou criar os filhos, mas sim as consequências do desperdício em uma família. Os programas são bem interessantes e, apesar de não irem ao cerne da questão da sustentabilidade, ensinam a lição positiva de que fazer a sua parte pode sim mudar o mundo.

Tanto as iniciativas da NBC quanto da produção e exibição de Um lar de Desperdício são indicadores de que uma mudança sensível ocorre na sociedade. Se antes a temática ambiental estava restrita a congressos, reuniões de gabinete e filmes de muita repercussão e pouco acesso como The Corporation, Uma Verdade Incoveniente e o mais recente A Última Hora, agora o debate está em todo o lugar.

Como veículo a TV nunca foi a grande criadora de tendências, e sim a grande pasteurizadora de movimentos, ou seja, transformava uma idéia de vanguarda em um produto aceitável para o espectador médio. Foi assim com o movimento Hippie, com o Punk, com a libertação da mulher, com os movimentos negros, com a arte contemporânea, culminando com a famosa polêmica do beijo gay nas novelas. Vemos agora a onda chegar às questões relativas à sustentabilidade e ao meio ambiente. O que não é necessariamente ruim. Porém também não é automaticamente bom.

Para quem está nessa estrada e vê com entusiasmo o programa de Penny Poyzer, como eu vejo, sabe também que muitas vezes o espectador ganha um selo na testa chamado nicho de mercado. Ou seja, somos um grupo específico e numeroso para quem deve existir programas específicos, abordagem específica e por fim, produtos específicos. Só que a questão ambiental ser vista como apenas um nicho de mercado é algo perigoso. Afinal, se uma rede de TV pode neutralizar as emissões de Um lar de desperdício por que não começar a fazer isso no resto da grade? A sensação que dá é que a atração vira um “pega trouxa” onde passamos a ver a empresa produtora como socialmente responsável mas que em outros aspectos de sua existência continua utilizando práticas desastrosas.

O benefício claro da popularização de práticas como redução, reutilização e reciclagem é inestimável para uma real mudança sócioambiental. Mas é importante sempre estarmos atentos para que isso não vire apenas mais uma ferramenta de lucro para as grandes coorporações.

:::

Foto cortesia de Jp3G via Flickr.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: