Boas novas

Foto cortesia de sputputs via Flickr

Foto cortesia de sputputs via Flickr

Hoje é um dia feliz. O Kassab aprovou a transferência do Pró-Ciclista da Secretaria do Verde e Meio Ambiente para a Secretaria de Transportes. Escrevi há algumas semanas sobre a importância dessa mudança. Basicamente, ela simboliza a bicicleta sendo vista como meio de transporte, e não apenas como lazer de final de semana. Como disse o Eduardo Jorge na palestra para os motoristas de ônibus, por mais boa vontade que a SVMA tivesse, ela não pode fazer com um jangada o que os Transportes podem fazer com um transatlântico.

Isso não significa, é claro, que tudo vai dar certo. O Alexandre de Mores precisa mostrar serviço e coordenar a implantação de um planejamento cicloviário que realmente funcione. Os ciclistas estarão de olho, fiscalizando as ações. Mas é um passo muito importante para que as mudanças que queremos ver na cidade ocorram. Então aí está o decreto, para quem não viu. E que venham as boas medidas derivadas dessa decisão.


DECRETO Nº 50.708, DE 2 DE JULHO DE 2009
Atribui à Secretaria Municipal de Transportes a gestão e a coordenação do Grupo Executivo da Prefeitura do Município de São Paulo para Melhoramentos Cicloviários – Pró-Ciclista.

GILBERTO KASSAB, Prefeito do Município de São Paulo, no uso
das atribuições que lhe são conferidas por lei,

CONSIDERANDO que, nos termos da Lei nº 14.266, de 6 de fevereiro de 2007, o transporte por bicicletas deve ser abordado como meio de transporte para as atividades do cotidiano e, nesse sentido, considerado modal efetivo na mobilidade da população,

D E C R E T A:
Art. 1º. Fica atribuída à Secretaria Municipal de Transportes a gestão e a coordenação do Grupo Executivo da Prefeitura do Município de São Paulo para Melhoramentos Cicloviários – Pró-Ciclista, criado pela Portaria nº 1.918 – PREF, de 18 de maio de 2006.

Parágrafo único. O Secretário Municipal de Transportes será o coordenador do Pró-Ciclista, a quem incumbirá adotar medidas destinadas ao pleno funcionamento do colegiado.

Art. 2º. Este decreto entrará em vigor da data de sua publicação.

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO, aos 2 de julho de 2009, 456º da fundação de São Paulo.

GILBERTO KASSAB, PREFEITO

MÁGINO ALVES BARBOSA FILHO, Secretário Municipal de Transportes – Substituto
Publicado na Secretaria do Governo Municipal, em 2 de julho de 2009.

CLOVIS DE BARROS CARVALHO, Secretário do Governo Municipal

Comments
2 Responses to “Boas novas”
  1. RC says:

    Agora só faltam os 100 km de ciclovia… se bem que, promessa por promessa, Brasília está à frente, com 600 km prometidos até 2010.

  2. Marcelo Franzen says:

    Muito boa essa notícia. Apenas espero que a longo prazo o conceito não se perca em sí mesmo, imaginem uma série de leis já conhecidas nos meios de transporte auto motores atuando sobre as bicicletas. Até certo ponto, é justo, mas indo mais longe, imaginem auto escola obrigatória, regitro dos veículos, custos que superam o próprio custo da bicicleta. Eu sei, estou viajando, mas, as vezes, nesse país, as coisas boas tomam rumos obscuros.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: