Repercutindo o Atropelamento Fortuito

Alexandre de Moraes, Kassab e Eduardo Jorge - Foto cortesia de Ciclobr

Alexandre de Moraes, Kassab e Eduardo Jorge Foto cortesia de Ciclobr

Quem acompanha o blog sabe do meu “acidente” e sobre a carta aberta que escrevi para Alexandre de Moraes e Eduardo Jorge. Ainda estou devendo um segundo post sobre o ocorrido, mas primeiro vou tratar da repercussão causada pela carta e os acontecimentos subseqüentes (eu gosto da trema, dá licença?)

Em primeiro lugar, o SuperSecretário Alexandre de Moraes não respondeu meu e-mail e não deu sinal de vida. Mesmo assim, o secretário do Verde e do Meio Ambiente, Eduardo Jorge, foi rápido em sua resposta e enviou informações sobre os investimentos no sistema cicloviário da cidade. Seguem as informações, enviadas pelo assessor do secretário:

Quanto às ciclovias citadas, Butantã está em licitação do projeto executivo dos 15kms de ciclovia – prevê-se para este ano a licitação das obras; Faria Lima está em análise por CET, para subseqüente licitação de projeto executivo e obras por EMURB; Marginal Pinheiros está em execução de projeto pelo Governo do Estado.

Também fui convidado para o evento “Motoristas convivendo com bicicletas”, que foi realizado no Instituto UMAPAZ no dia 7 de junho, e contou com a presença de 80 multiplicadores das empresas de ônibus da capital. A idéia era que eles fossem “sensibilizá-los para o tema da bicicleta e dos benefícios do uso deste modal”, nas palavras do assessor.

E eu fui ao evento que, entre outras pessoas, teve a presença do Alexandre de Moraes, que disse não ter recebido meu e-mail (quando o interpelei), mas pressionado por um jornalista e cicloativista presente, Leandro Valverdes, marcou seu compromisso de levar a bicicleta para dentro da Secretaria de Transportes (que tem muito mais poderes do que a SVMA). Isso deve significar, entre outras coisas, a possibilidade de integração da bicicleta aos sistemas de transportes e sua legitimização nas vias da cidade. Isso na teoria, já que AM tem o poder de secretário de Transportes e Obras e Serviços, além de presidente da SPtrans e CET. Digo na teoria porque a promessa falava sobre um decreto ou algo que o valha, que sairia até o final do mês de junho (que acaba hoje), e ninguém mais falou sobre o assunto.

Você pode conferir mais informações sobre o evento e a coordenadoria aquiaqui.

Como deu pra perceber, muita coisa aconteceu nesse meio tempo. Além das respostas oficiais sobre o assunto, o texto repercutiu no blog do Milton Jung e foi publicado no Blog do Planeta pelo jornalista Alexandre Mansur, que, inclusive, já escreveu um segundo post sobre a discussão gerada nos comentários.

Portanto, continuamos fazendo nossa parte. Se cada um faz um pouco, todo mundo ganha. Afinal, como a Jeanne falou, é importante não desistir.

:::

Revogando a Lei da Selva – Apocalipse Motorizado

Curso para motoristas: próximos passos – Vá de Bike

Secretário de Transportes promete criar coordenadoria para ciclistas em SP – G1/SPTV

Motoristas de ônibus viram ciclistas para aprender a conviver com bicicletas – G1

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: