Da intenção à ação

Baby Steps - Imagem cortesia de dhaneshr via Flickr

Baby Steps - Imagem cortesia de dhaneshr via Flickr

É justo afirmar que quem lê este blog tem a intenção de fazer a diferença no mundo. Acredita que, de alguma forma, pode alterar a realidade para melhor. Mas, da intenção à ação é uma bela caminhada.

Para ajudar nesse processo, resolvi falar sobre minha experiência, como comecei esse blog, e dar algumas sobre como você pode também começar a fazer sua parte. Mas lembre-se, como eu sempre digo aqui, é preciso que a decisão seja de cada um. Não existe fórmula, cada pessoa faz o que é possível e desejável para si. Não sejamos dogmáticos, certo? O melhor é que cada um escolha seu caminho, se aproprie das decisões.
Antes de começar a escrever aqui, eu li muito. Foram, sei lá, 40 posts diários sobre sustentabilidade, revistas, etc. A princípio, estava interessado em aprender. Mas aí chegou um momento em que vi que não dava só pra ler. Percebi que precisava impactar positivamente o mundo. Foi quando comecei o blog, além de diversas outras coisas, como a pós-graduação.
Nem sempre é fácil dar o primeiro passo. A gente bate muita cabeça e não percebe que começar é muito mais simples do que parece. Basta um primeiro passo e as coisas vão se mostrando para você.

Um bom jeito de fazer isso é “aumentar a aposta”. Se você recicla, comece a reduzir. Ou seja, ao invés de comprar só embalagens recicláveis, procure aquelas que podem ter outra utilidade na sua casa. Ou então comece a levar uma sacola de pano e não aceite mais plástico ou isopor. Outra idéia é dizer não à sua via do cartão de crédito, débito ou vale-refeição.

Você também pode começar a fiscalizar os servidores públicos. O ônibus te deu uma fechada, ou o cobrador tratou mal alguém na sua frente? Ligue para a SPtrans ou abra um protocolo. Não se esqueça de guardar o número para depois garantir que algo foi feito.

O taxista ameaçou um pedestre (ou mesmo você)? Ligue no 156 da prefeitura e faça uma reclamação. Táxis são concessões públicas e devem respeito a todos na via.

Chega daquela história do outro: o político que é ladrão, o motoboy que causa no trânsito, o pedestre que atravessa fora da faixa. Há de se assumir sua parte no todo. Se todo pedestre exigisse respeito do motorista e todo motorista respeitasse o pedestre, não teríamos tanto atropelamento. Mas o nego fica mais preocupado em tomar uma batida atrás do que de atropelar uma pessoa.

Quando o bom se cala, o mal toma conta. Somos todos responsáveis pela realidade atual, seja pela ação ou pela inação. Negligência nunca foi desculpa pra nada. Temos sim que lutar, TODOS, por um mundo melhor.

O importante aqui é sair da idéia de que tudo bem não fazer nada. Quando um deixa de fazer (o famoso free rider), todos os outros pagam por isso. Por que? Porque aí outras pessoas, como eu ou seu amigo, irmão, primo são obrigados a fazer sua parte também. Então faça a sua e estimule outros a fazer o mesmo. Fiscalizar é cidadania também.

Alguns contatos úteis:

CET: 1188
SPtrans: 0800 771 01 18 ou aqui
Prefeitura de SP: 156 (24h)
Disque Pedestre: 3068-9768
SAC da Prefeitura de SP: Clique aqui
Ouvidoria Geral da Cidade de SP: 0800-17-5717 das 9h às 17h ou aqui

Mais:
Sobre Justificativas
Ônibus lotado? Culpe o automóvel
O bom, o feio e o malvado
De ponta-cabeça
Desencaixotando Helena

Comments
3 Responses to “Da intenção à ação”
  1. Silvia says:

    Vitor, vi hoje no It’s Green Design e lembrei de você:

    http://itsgreendesign.blogspot.com/2009/01/bikes.html

  2. Fabuloso o blog! Me encantei com esse texto! Mantenha contato e divulgue suas novidades que estarei de olho! Abraços, Marcos

Trackbacks
Check out what others are saying...
  1. […] Para resumir, o sistema, como é, não funciona. As pessoas não cobram a mudança e, muitas vezes, nem mesmo percebem que ele precisa mudar. Nessas horas eu me sinto sobrecarregado, assim como deve se sentir você, leitor que faz o possível por uma realidade melhor. Cada pessoa que deixa de fazer sua parte, obriga quem faz a trabalhar dobrado. […]



Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: