Emissões Históricas X Atuais

co2

Foto de Donald Noble

Parece que a cada dia que passa surgem novos termos para tratar da sustentabilidade. E, como prometido na semana passada, segue mais uma glossário socioambiental. Aproveite.

Emissões históricas – Podemos dividir as emissões de CO2 na atmosfera em atuais e históricas. As atuais, como o próprio nome diz, são aquelas que acontecem agora, quando você liga seu carro ou quando a floresta é derrubada. Neste ponto, o Brasil é um dos maiores poluidores mundiais, junto com EUA, China, Australia e os países desenvolvidos. Estamos entre os maiores poluidores atuais justamente pelo desmatamento, que responde por cerca de 75% de nossas emissões.

Já as emissões históricas tratam de tudo que já foi jogado na atmosfera. Nesse caso, Europa e América do Norte estão na frente, já que são países que se industrializaram mais cedo e, portanto, emitem grandes quantidades de CO2 há muito mais tempo.

Uma das polêmicas atuais é justamente a briga entre Poluidores históricos X Poluidores atuais. Quem só está poluindo agora – leia-se Brasil – não quer ver suas emissões limitadas, já que teria um direito “moral e histórico” de poluir para tornar-se grande e desenvolvido. Quem sempre poluiu acha que todo mundo tem que entrar na dança. 

Me parece ser um tanto egoísta esse posicionamento brasileiro, já que ele é hoje um dos 5 maiores emissores de CO2 do mundo. Uma solução sem a participação do país simplesmente não é tão efetiva. Que existam diferenciações ou que haja compensação dos emissores históricos até faz sentido. Mas simplesmente se negar fazer qualquer coisa é um desrespeito e uma irresponsabilidade para com as gerações atuais e futuras. É um crime. 

Numa entrevista recente para o jornal Valor Econômico, o professor José Eli da Veiga falou sobre como 80% das emissões mundiais de carbono equivalente são causadas por 30 países – os 20% restantes são obra dos outros 170 países. E sobre como serão esses os que irão efetivamente mudar as coisas – desde que decidam entre si um acordo justo e responsável.

Clique e leia a entrevista completa.

 

Glossário socioambiental aqui.

:::

Foto cortesia de Donald Noble via Flickr.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: