Notícias do Mês Sem Carro

O Dia Mundial Sem Carro está chegando e com ele a grande Invasão das Mil Bicicletas na Paulista. A intenção é levar mil ciclistas para a principal avenida da principal cidade brasileira e mostrar que é preciso mudar o paradigma do transporte urbano na cidade. Venha participar você também! Se não tiver bike, venha de skate, patins, patinete. Não importa. O importante é que você venha.

Em tempo: o metrô divulgou algumas notícias muito boas neste mês. A partir de amanhã, dia 17/9, todo dia será dia de bicicleta no metrô. Os novos horários são uma mão na roda (sem trocadilho) para quem quer ir trabalhar de bicicleta: a partir das 20h30, em todos os dias úteis, será possível pegar o metrô com sua magrela. Já no fim de semana o horário se estendeu: agora é possível entrar no último vagão do trem das 14h até o fim da operação do sábado e no domingo durante o dia todo.

O horário nos fins de semana vale também para os trens da CPTM, apesar de ainda não ser possível utilizá-los nos dias úteis.

Além disso, o Metrô vai passar a disponibilizar bicicletas em 8 estações, além de 7 bicicletários e 8 páraciclos na cidade a partir do dia 21.

O usuário receberá bicicleta, capacete e cadeado, podendo devolvê-los em qualquer bicicletário do sistema até as 20 horas do dia da retirada. Os primeiros 30 minutos serão gratuitos. Após esse período, serão cobrados R$ 2,00 por hora e diária de R$ 50,00. Inicialmente, serão 80 bicicletas, distribuídas em oito bicicletários. Para utilizar o serviço, o interessado deverá preencher cadastro, assinar um Termo de Responsabilidade e apresentar o cartão de crédito.

O uso dos bicicletários, maior reinvindicação dos ciclistas segundo pesquisa do próprio Metrô, será gratuito.

E, se você está começando a pedalar agora, seguem alguns links úteis:

Mapa com bicicletários e paraciclos na regiâo metropolitana.

Mapa com bicicletarias.

Bondes regionais para a Praça do Ciclista nos dias de Bicicletada.

Dicas para quem começa a pedalar nas ruas.

:::

A arte do convite é do Fahrrad

Comments
2 Responses to “Notícias do Mês Sem Carro”
  1. Silvia says:

    Sabe qual é o meu sonho de consumo? Um riquixá com um motorzinho elétrico só pras subidas – e boas ciclovias, claro. É que moro no alto do morro, subir de bicicleta é duro. Com um desses, daria para levar minhas meninas de bicicleta para a natação, por exemplo.

    Pintaram umas ciclofaixas aqui pela vizinhança (em São José dos Campos), mas eu ainda teria medo de inventar de levar as meninas junto, porque sempre tem uns doidos de carro.

  2. JuniorMatos says:

    Gostaria de te convidar para partipar de uma rede de conteúdo, caso tenha interesse me adiciona no msn smatosjr@gmail.com ou me manda um email. Abs, Matos.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: