Dê presente, não lixo

Embrulho feito de catálogos reciclados!

Embrulho feito de catálogos reciclados!

Continuando a idéia do post da semana passada, sobre embalagens, há algum tempo venho procurando alternativas para embrulhar presentes. De início, eu comecei a entregá-los sem qualquer embrulho, o que fazia as pessoas olharem um tanto estranhamente. Isso, em si, não me incomodava. Incomodava era a falta da surpresa, que eu acredito ser a melhor parte de presentear alguém.

Não contente com essa situação, comecei a estudar outras possibilidades. Meu irmão, por exemplo, fez o arremate de seus presentes de natal com páginas de revistas velhas, o que é bom por que reutiliza algo que, de outra maneira não teria uso. Para ficar algo especial, e não simplista, ele sempre escolhia matérias e/ou revistas que tinham a ver com a pessoa. Era como um recorte dessa relação.

Mas convenhamos, para os presentes de natal, pessoas muito próximas faz sentido todo esse trabalho. Só que nem sempre temos tempo para isso. Então continuei com minha política de evitar usar papel de presente.

Foi então que, na semana passada, tive um clique: porque não usar sempre embalagens que possam ser reutilizadas? Pode ser uma caixa, que depois vira porta-qualquer-coisa. Pode ser um saco de pano ou TNT, que vira guarda-sapatos. Uma amiga deu outra idéia, melhor ainda: embalagens que podem ser passadas adiante. Ela disse que já recebeu uma caixa que tinha essa diretriz: você tem que passar adiante. Ela era a 3ª da fila e, pelo que soube, a caixa chegou pelo menos à 7ª pessoa. São, no mínimo, 6 novos embrulhos descartáveis evitados.

Embrulhe com revistas, jornais. Use caixas reutilizáveis. Passe adiante. Não embrulhe. Seja criativo. Faça o que você achar mais pertinente, mas evite ao máximo comprar papel de presente ou afins. O importante é pensar bem e tomar uma atitude a respeito.

E o Dia dos Pais é uma ótima oportunidade para colocar em prática essas idéias.

Mais sobre reutilizar transformar catálogos e revistas em embrulhos (como na foto), aqui.

:::

Foto cortesia de madhatrk via Flickr. Descubra como fazer igual aqui.

Comments
2 Responses to “Dê presente, não lixo”
  1. Max says:

    É uma idéia genial mesmo!

  2. Andrea says:

    Pessoal, vocês têm alguma idéia do que fazer com fotos velhas que nao queremos mais? Algum lugar que recicle, algum jeito de reaproveitar, ou qualquer coisa pra evitar jogar direto no lixo? Obrigada!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: