A cultura e o lixo

Muita gente deve ter ouvido falar na crise do lixo em Nápoles, na Itália. A situação, que já dura mais de um ano, acabou com o turismo da cidade, coloca em risco a população e já envolveu até a máfia. O problema, pelo que pude apurar, é que os lixões da cidade estão cheios, e não há para onde levar todo essa sujeira produzida diariamente pelas pessoas. Para se ter uma idéia, um europeu produz, em média 1,24 Kg de lixo por dia. E, se a situação estava feia, piorou: os lixeiros entraram em greve e os sacos começaram a se acumular pela cidade toda.

Até este ponto, nada de novo. Aqui em Sampa, quando tem greve dos lixeiros, a cidade fede. E nunca passa de alguns dias. Foi aí que eu me deparei com algo que me surpreendeu e fez pensar em como a cultura e informação pode mudar a reação das pessoas.

Há cerca de 1 ano, os lixeiros de Vancouver, no Canadá, entraram em greve. A paralisação durou 88 dias, período no qual os residentes da cidade tiveram que se virar para evitar a acumulação indesejada de lixo.

E sabe o que eles fizeram? Começaram a fazer compostagem! Tudo bem que já existia um número razoável de pessoas que fazia isso na cidade, cerca de 30%. Mas o incrível é que quem havia parado ou não fazia, começou a juntar suas minhocas e alimentá-las com os restos orgânicos.

Aí eu me pergunto: será que a gente não podia fazer um esforço nesse sentido? Porque o fato é que os aterros brasileiros estão cada dia mais cheios e não falta muito, chegaremos a uma situação parecida. No link abaixo, um vídeo do sempre ótimo Cidades e Soluções, que fala de produção de energia a partir do lixo. Vale a pena conferir.

Mais sobre a compostagem e crise do lixo no Canadá, aqui (em inglês).

Ps. Como é difícil de achar uma foto interessante de compostagem!

:::

Foto cortesia de Marilyn M via Flickr.

Comments
9 Responses to “A cultura e o lixo”
  1. Rodrigo Paiva says:

    Imagina so, os lixeiros de greve e as pessoas jogando cada vez mais lixo nas ruas… onde a natureza vai parar?!
    Nesta matéria é relatado que houve greve de lixeiro no Canadá e as PESSOAS tiveram de se preocupar para não acumular o lixo… agora espero que com o término da paralisação as pessoas parem de jogar o lixo em lugar desapropriado.

    ********
    Editado (não permitimos propaganda aqui, beleza?)

  2. Claudia says:

    A humanidade tem q perder esse mito de “jogar fora”, jogar fora nao existe, nada sai do Planeta, simplesmente mudamos as coisas de lugar e sem duvida compostagem e reciclagem são grandes solucoes, porém sem esquecer q essa capacidade do planeta é finita.

  3. Concordo, Claudia. Não existe jogar fora. Existe uma expressão que costumam usar em inglês: Out of sight, out of mind. É assim que a gente sente, empurra tudo pra longe e, pronto, tudo se resolve. A gente tem que é resolver tudo em casa. Estou procurando uma composteira pra usar no meu apê, mas tem q ser com minhocas, pq o espaço é pequeno. Sabe de alguma?

    Ab

  4. Márcia says:

    Vitor, na revista Vida Simples de junho eu vi uma bem bacana, compacta. Infelizmente não consegui achar nenhum link, se vc achar a revista…
    Ab!

  5. Vitor Leal says:

    Márcia, tentarei encontrar a matéria de que você fala. Quem sabe não tem a composteira que tanto quero?

    Ab

  6. Jaqueline says:

    Estamos tentando fazer um trabalho com uma comunidade que joga muito lixo nas ruas.
    A COMPOSTAGEM, é uma alternativa inteligente.

  7. eu acho que o mundo esta sofrendo ele nos da tudo e nos pede nada sou apenas um criança q qer ter um mundo melhor para se viver

Trackbacks
Check out what others are saying...
  1. […] aquilo que você tinha antes sumiu pra sempre, então não tem problema. Exceto que isso significa aterros sanitários cheios, recursos naturais sendo utilizandos como se fossem – qual a palavra? […]



Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: