Paraciclos e Bicicletários

Já faz algum tempo que não consigo postar aqui no Bamboo. Ainda bem que, na minha ausência, a Renata postou alguns textos, senão o blog acabaria às moscas. O problema é que eu estou fazendo uma pós agora, Gestão de Sustentabilidade na FGV e, entre trabalho, freelas e pós, não sobra tempo nem pra ler as dezenas de posts que existem no meu Google Reader, quiçá escrever aqui o que eu acho interessante.

Até por isso, estou tentando descobrir uma maneira de compartilhar aqui no blog as matérias que eu acho interessante. Talvez eu me renda ao Twitter, ainda não decidi. A Renata já viciou. De qualquer maneira, gosto de comentar as matérias então, sempre que possível, postarei aqui o que eu achar interessante.

Para dar um update geral da situação, comprei, finalmente, minha bike. Agora ficou mais fácil me locomover pela cidade, embora outras questões tenham surgido por causa dela. Por exemplo: onde e como parar a bicicleta em São Paulo de forma a ter um mínimo de segurança. Para responder a essas perguntas, encontrei dois links interessantes. Um é um mapa colaborativo no Google Maps, com os paraciclos e bicicletários existentes na cidade de São Paulo e imediações. (Para entender a diferença entre os dois, clique aqui). Se você mora em outra cidade e sabe de mais desses mapas, ou quer colaborar, manda um e-mail pra gente no (blog.bamboo arroba gmail.com).

O outro, na verdade um vídeo, foi feito pela Street Films, uma produtora gringa que faz ótimos curtas sobre o uso da bicicleta e outras táticas para melhorar o trânsito e a relação das pessoas com a cidade. Vale a pena visitar (mas é tudo em inglês). Neste vídeo específico, um mecânico de bikes de uma loja em NY roda pela cidade mostrando como se deve e como não se deve prender a bicicleta para evitar roubos. Claro, qualquer bicicleta que fique bastante tempo no mesmo lugar pode acabar sendo roubada, por isso é importante deixar a bicicleta prioritariamente em locais vigiados. Se não conseguir ver abaixo, acesse o link direto. (Pelo visto não estou conseguindo fazer funcionar).

E um vídeo bônus sobre a Sociedade do Automóvel.

:::

Não deixe de ler o post sobre os riscos e vantagens (para a saúde) em se andar de bicicleta e confira também nossos outros posts sobre bikes.

:::

Foto cortesia do Daniel Rodrigues Gomes via Flickr.

Comments
One Response to “Paraciclos e Bicicletários”
  1. Vitor, naõ consegui ver o primeiro vídeo, tem um link para ele?

Leave a Reply

