Celebs e o verde

Aqui no Brasil a coisa ainda anda devagar, com um Vitor Fasano ou uma Cristiane Torloni no movimento Amazonia para sempre, ou Wanessa Camargo como embaixadora do SOS Mata Atlântica. Porém na gringa a coisa é um pouquinho mais ampla e as ações idem. Sei que a cultura das celebridades é um lixão onde se valoriza mais a cor das calcinhas do que qualquer idéia ou ação realmente inteligente, por isso acredito louvável quem tira um tempinho para pensar no impacto que causa no planeta ao invés de ficar pensando quantas milhares de toalhas brancas vai pedir no próximo camarim.

Claro que temos ações de puro marketing ou por moda, sem real consciência. Mas como hoje em dia as pessoas acham o máximo adotar no Camboja por causa da Angelina Jolie, talvez com um pouquinho de esforço os fãs podem achar também legal incorporar ações mais sustentáveis no seu dia a dia ao invés de simplesmente ser barraqueira como Paris Hilton ou anoréxica como as irmãs Olsen.

Essa semana a revista Billboard fez uma lista das celebridades da música que mais se preocupam com o planeta. Atitudes conscientes ou apenas greenwash? A lista segue abaixo, e você decide, caro leitor:

1. JACK JOHNSON: O cantor construiu um estúdio de gravação apenas com materiais reciclavéis. O único combustível usado em seu tour- bus é o biodiesel. E todas suas apresentações são minimamente calculadas para ter o menos gasto possível, além do sistema de reciclagem básico.

2. WILLIE NELSON: Um dos primeiros músicos a usar o biodiesel. Ele ainda possuí uma banda chamada BioWillie biodiesel fuel, que já cruzou todo os EUA.

3. MANA: O grupo mexicano criou a ONG Selva Negra que cuida de espécies de plantas em extinção.

4. DAVE MATTHEWS BAND: Comprou “créditos de energia renováveis” através do Reverb, um grupo ambiental sem fins lucrativos que trabalha com a comunidade musical. O público do show ainda podia se cadastrar online para ir em grupos, evitando a ultilização de muitos carros.

5. KT TUNSTALL: Junto com a Virgin, sua gravadora, criou um encarte 100% reciclável de seu álbum “Drastic Fantastic”.

6. PEARL JAM: Matt Cameron, baterista da banda, tocou em evento beneficente à vítimas de enchentes. Stones Gossard, guitarrista, ajudou a replantar árvores em uma floresta próxima a Seatle.

7. SERJ TANKIAN: O ex-líder do SYSTEM OF A DOWN fundou a skyisover.net pra conectar as pessoas com organizações ambientais. Ele também trabalha com a Reverb pra minimizar suas “pegadas de carbono” enquanto estiver em turnê.

8.RADIOHEAD: A banda fez a sua parte oferecendo uma versão mais barata do seu novo álbum “In Rainbows” para download antes do lançamento nas lojas, para prevenir a produção de milhares de discos. A banda britânica ainda fechou uma parceria com a “Best Foot Forward” pra ajudar a diminuir as suas “pegadas de carbono”.

9. MISSY HIGGINS: A cantora australiana fez sua turnê americana com um Prius (carro da Toyota) híbrido documentando sua viagem online e parando em locais como a Mountain View Montessori School, uma escola de primeiro grau ecologicamente correta.

10. THE ROOTS: O grupo de hip hop da Philadelfia distribuiu latas de lixo autografadas na jam session realizada antes do Grammy.

Para saber mais ações das celebridades nacionais clique aqui!

Comments
One Response to “Celebs e o verde”
  1. Bem, uma matéria feita pela revista Billboard sobre ações sustentáveis não pode mesmo ser mto levada a sério. Mas essa do The Roots foi demais. Distribuir latas de lixo autografadas é uma atitude ecológica? Difícil de engolir hein? Até como greenwash não passa não…

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: