Carrefour e Greenwash

CucaDepois de duas semanas meio parado – estive de férias e, logo em seguida, o Carnaval – voltamos à ativa com mais uma notícia de Greenwash. O Carrefour lançou uma campanha com o mote “Eu uso a cuca” (onde cuca é uma sigla para Consumidores Unidos Carrefour) em que prega que os produtos vendidos pela rede de supermercados atendem a 10 mandamentos (criados por eles mesmos) que atendem às necessidades das “gestoras do lar” (eufemismo?), e que elas devem exigir o comprometimento das empresas de quem consomem.

O 10º mandamento é escolher empresas comprometidas com o desenvolvimento sustentável. Mas, como diria meu pai, é aí que a porca torce o rabo. Aparentemente, a empresa divulga no seu site que sua fazenda na Amazônia, tem quase metade das terras preservadas com mata. O que deve ser entre 40% e 50%. Só que a Amazônia Legal tem que ser preservada em, no mínimo, 80%. Ou seja, a fazenda é ilegal. Isso sem falar nas outras, que não são mencionadas.

Aí eu me pergunto: pra que se dar ao trabalho de construir uma política embasada e responsável, se a gente pode simplesmente divulgar que faz tudo legal, não é? Afinal, quem vai verificar se o que a gente diz é verdade? Só que o mundo já não é o mesmo, e tá cheio de ONG observando tudo o que as empresas fazem. É o caso da Amigos da Terra – Amazônia Brasileira. Eles têm um site especializado em ficar de olho nas políticas públicas relativas à Amazônia. E foram direto na jungular do Carrefour:

Dessa forma, na mais otimista das interpretações a rede teria, por sua própria admissão, a maioria de seu fornecimento bovino da região oriundo de práticas ilegais. Além disso, o Carrefour não divulga ter adotado qualquer sistema de controle da legalidade ambiental de fornecedores terceiros.

 O artigo se aprofunda no tema, comentando sobre a falta de iniciativa em relação à compra de madeira certificada. Leiam a matéria, vale a pena. Aqui. Dica do José Eli da Veiga.

Imagem do site Fantoches e Fantasias Gonzaga

 

Comments
2 Responses to “Carrefour e Greenwash”
  1. Claudia says:

    Gostei muito do seu blog! Parabéns!

  2. Criamos o http://twitter.com/greenwashing_br para denunciar no twitter estas péssimas práticas no BRASIL e começar o movimento que instigará melhor observa o que as coorporações fazem. Postei sobre este seu artigo! Bem coerente! O estimulo a continuar dizendo o que pensa a respeito e a encontrar o que de errado se faz! Um abraço

    @Greenwashing_BR

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: