Stand By

Stand ByMuita gente já sabe que a luzinha de Stand By das TVs e outros eletrônicos gasta energia, principalmente quem se lembra do Apagão. Mas você tem idéia de quanto? Pois é, dependendo do modelo, esse consumo pode ser de 7 watts, o que dá 5% da sua conta no fim do mês. Parece pouco, mas é muito. Imagina só: é provável que, se você mora num prédio, o consumo mensal só em stand by dos aparelhos do edifício seja igual ou maior do que o consumo de um único apartamento (fez sentido?).

E o Inmetro está fazendo algo para tentar minimizar esse problema. Até o fim do ano, vai lançar estiquetas com informações sobre o consumo em stand by das TVs. Mas para quem quer começar já a fazer diferença, mudar é muito simples e não custa nada: basta desligar os aparelhos da tomada quando não estiver usando. E aqui vai uma dica para facilitar o processo: coloque as tomadas do DVD (eu ia dizer video. Ainda existe quem tenha video? Estou mostrando a idade), TV e videogames em um filtro de linha e desligue-o quando for parar de usar.

Para quem quer verificar se está perdendo energia através desses vampiros, basta desligar todos os aparelhos e luzes e dar uma checada no relógio de energia: se ele estiver rodando, tem fantasma¹ por aí.

Notícia do jornal Metro.

:::

¹Em inglês, usa-se o termo Phantom Power para falar dessa energia que escapa. Além desse, também se fala em Vampires e Warts.

Foto Cortesia de Mr. Tea via Flickr.

Comments
2 Responses to “Stand By”
  1. Oi Vitor, só pra avisar que o Faça a sua parte mudou-se para a Verbeat. O endereço novo é htt://www.verbeat.org/blogs/facaasuaparte

    abração
    Afonso

  2. Sim Vitor,

    Já era companheiro dela na Verbeat, no meu outro blog. Agora viramos duplamente vizinhos, heheh

    abração
    Afonso

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: