Calor humano

CalorCombater as Mudanças Climáticas (ou mitigar, como eu prefiro dizer) exige trabalho duro e uma boa dose de idéias. Algumas parecem mirabolantes de início, até pouco práticas. Mas olhando pra Natureza, o que mais temos são idéias mirabolantes funcionando como relógios atômicos.

É o caso de duas empresas, uma na Suécia e outra na Holanda, que usaram a criatividade para aquecer prédios. Na Suécia, o calor humano (isso mesmo!) de 250 mil pessoas que passam todos os dias pela central de trens em Estocolmo vai ajudar a aquecer um edifício nas imediações. A empresa responsável, Jernhuset (alguém sabe pronunciar?), utilizará o sistema de ventilação para coletar todo esse calor e, com ele, aquecerá água utilizada para calefação de um prédio próximo. O sistema deve ficar pronto em 2010 e vai reduzir em até 20% os custos de aquecimento do empreendimento.

Já os holandeses escolheram outra fonte de calor para aquecer suas casas: o asfalto de ruas e estacionamentos. A idéia, surgida há 10 anos, e na época considerada excêntrica demais, foi desengavetada em face dos novos desafios (problemas?) que o mundo está enfrentando. A empresa Ooms Avenhorn Holding BV já instalou o sistema (não me pergunte detalhes sobre o seu funcionamento) em um faixa de cerca de 180 metros de rua, além de um pequeno estacionamento, e com isso gera parte da energia necessária para aquecer 70 apartamentos na cidade de Avenhorn, naquele país. Além disso, um centro industrial em Hoorn e uma base da Força Aérea holandesa estão utilizando o sistema.

:::

Via Folha Online. Mais sobre o calor humano e sobre o asfalto.

Foto cortesia de gaelx via Flickr.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: