Motorola e o Greenwash

EcoMotoAcho que pouca gente deve ter ouvido falar no termo Greenwash. É uma expressão nova, que vem sendo muito utilizada lá fora para falar de empresas que assumem uma falsa posição ambiental. É aquela corporação que diz que estar comprometida com o futuro do planeta (já que está virando moda e os consumidores começam a cobrar uma posição), mas na real só passas um pano e divulga em todos os lugares possíveis. Tudo para tentar agregar a palavra responsabilidade à sua pessoa (jurídica).

É a diferença entre o Bradesco, que se auto-proclama Banco do Planeta porque imprime todas as suas malas diretas em papel reciclado (mas envolve em saquinhos plásticos) e faz um filminho dizendo vai neutralizar as emissões de carbono (para entender melhor, veja este post), e o Banco Real, que fez a primeira agência que atende ao padrão LEED de eficiência, produz anualmente um relatório de sustentabilidade e analisa a responsabilidade das empresas como parte dos critérios para aprovação de empréstimos e financiamento. É a diferença entre a Motorola e a Natura.

Por que Motorola? É uma história simples, que aconteceu comigo e ilustra bem como a maioria das empresas não está nem mesmo preparada para o real significado de sustentabilidade. Eu tenho um fone bluetooth, que ganhei e queria usar para falar no Skype. Mas ele não funcionava. Como já estava fora da garantia, e dava pra ver o defeito (o conector da bateria estava solto), eu abri e tentei colá-lo no lugar. Não funcionou. Então resolvi ir até uma assistência técnica da Motorola aqui no Shopping Villa-Lobos. Qual não foi a minha supresa quando ouvi da atendente duas coisas:

Para deixar aqui na Assistência, a gente cobra uma taxa de R$ 20,00 e, se tiver defeito, não tem conserto, nenhum produto Motorola tem como consertar.

Hein? Em primeiro lugar, a taxa de R$ 20,00 que, embora não seja vedada pelo Código de Defesa do Consumidor (há controvérsias sobre a questão), é no mínimo imoral. Em segundo lugar, e o que me deixou pasmo, a postura oficial da Motorola. Quem tem a sustentabilidade como preocupação sabe que ela passa pelo consumo.

Há anos a Motorola se preocupa com a preservação ambiental e com o alto consumo de aparelhos no planeta.

A frase, de um site pseudo-ambiental da empresa (o ECOMOTO) bate de frente com o que a atendente disse ser a política da Motorola. Afinal, se há preocupação com o alto consumo, porque não incitar o reparo, a reutilização, ao invés de aumentar a descartabilidade de produtos? E não dá pra falar que o problema são peças de reposição. No meu caso o defeito era, provavelmente, o mal contato de uma peça. Uma solda e pronto. Mas não, numa jogada muito esperta, a Motorola obriga seus clientes a comprar sempre produtos novos. Isso é Greenwash.

Hoje mesmo eu li um post no Treehugger sobre um manifesto com “10 maneiras em que o design pode lutar contra as mudanças climáticas” (pdf, em inglês):

1. Re-pense.
2. Re-use.
3. Utilize materiais amigáveis.
4. Economize energia.
5. Compartilhe novas idéias.
6. Desenhe para durar.
7. Permaneça local e compre eticamente.
8. Apóie aquilo em que acredita.
9. Inspire, divirta-se.
10. Economize dinheiro.

Eu não sei vocês mas, a partir de hoje, estou boicotando os produtos Motorola. E vou enviar uma cópia desse post para a Ouvidoria da empresa. Vamos ver o que eles têm a dizer a respeito dessa política

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  3. […] também na Bélgica se fala em regulamentação da publicidade automóvel. É vergonhoso todo o greenwash que se vê por […]



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