O Brasil importará poluição

PoluiçãoQuem tem acompanhado o Bamboo já deve ter percebido que, embora coloquemos notícias e reportagens externas, sempre o fazemos contextualizando e mantendo uma posição crítica, sem ser criticista. Isso é um pouco do que eu falei ontem sobre nossa linha editorial. No entanto, hoje eu li uma reportagem na Folha tão reveladora e clara, que acredito que nem caiba comentários: ela fala por si só. Confira alguns trechos:

No futuro, o Brasil poderá até mesmo se tornar um “porto seguro de poluição” para empresas que estejam procurando escapar a restrições de países com controles. (…) Escrito por Ruth M. Schimel e aprovado por Godfrey H. Summ, da Chancelaria norte-americana,(…) traz a data de 28 de fevereiro de 1972.

(…)A oposição do Brasil a controles externos, diz o documento, “reflete medos profundos de que tais controles possam frustrar seu impressionante crescimento econômico e o cumprimento de seu destino de potência mundial”.

(…)”A política brasileira oficial […] coloca objetivos de desenvolvimento acima do controle da poluição e busca forçar os países desenvolvidos a assumir a responsabilidade pelo controle da poluição”, escreve Schimel no começo.

E temos, ainda o comentário de Marcelo Furtado, do Greenpeace, a respeito da elaboração do Plano Nacional de Mudanças Climáticas, que o governo Lula promete para 2008:

A única coisa que está assegurada aqui é que o desenvolvimento econômico não será afetado (…) Essa era a posição brasileira em 1972 em Estocolmo.

É por isso que eu defendo a informação da população ao invés da simples memorização das regras à la cursinhos pré-vestibular: só assim o povo pode colaborar no projeto de Brasil para o futuro e, conseqüentemente, no mundo em que viveremos amanhã. Não perca a reportagem no site da Folha Online.

Foto cortesia de -murilo- via Flickr.

Comments
One Response to “O Brasil importará poluição”
  1. Amanda says:

    Obrigado pela reportagem!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: