O jeito fácil e o jeito certo

Trash CanAqui no bamboo já escrevemos sobre o problema da reciclagem e das vantagens que a redução e a reutilização têm sobre essa prática. É claro que nem sempre podemos fazer as coisas da forma mais correta e perfeita, e às vezes temos que trabalhar com as possibilidades que estão ao nosso alcance. Por isso a reciclagem muitas vezes se torna a única alternativa da população, principalmente nas grandes cidades.A “onda verde” que nós vemos agora é resultado dos alarmantes alertas dos cientistas do mundo inteiro sobre os males do aquecimento global e suas consequências. E esses alertas ganharam eco em muitas comunidades, que realmente incorporam em seu dia-a-dia práticas mais sustentáveis e limpas. Percebendo isso o mercado se movimentou e, nos EUA muitas empresas começaram a tomar para si a responsabilidade de reciclar ou reaproveitar os produtos usados e obsoletos de seus consumidores e também surgiram serviços independentes que fazem o trabalho de recolher em escolas e empresas o material a ser reciclado.

Porém, e tem sempre um porém, as coisas não estão indo tão bem como se pode imaginar. Uma pesquisa do Greenpeace estima que de 50% a 80% do lixo eletrônico que é destinado a reciclagem nos EUA acaba parando em outros países, sem qualquer controle.

Esta matéria nos dá um importante alerta. Separar o que é uma real iniciativa sustentável de uma prática equivocada nem sempre é fácil. Muitos norte americanos depositaram a sua boa fé, sem saber que na verdade seu lixo continuava contaminando o planeta e sendo motor da exploração de pessoas de baixa renda em países em desenvolvimento.

Aqui no Bamboo publicamos uma listinha de empresas que fazem serviços de reciclagem e reaproveitamento de eletrônicos. E é sempre legal como primeira medida procurar o fabricante antes de descartar qualquer peça dessa natureza. E aqui tem um link com os dez mandamentos do usuário verde de tecnologia.

Mais uma vez o que vale na hora de adotar em nossas vidas medidas sustentáveis é o bom senso. Nem sempre o jeito mais fácil é o jeito mais correto de fazer as coisas, mas um poquinho de pesquisa e atenção podem eliminar a maioria das nossas dúvidas.

Foto Cortesia de davesag via Flickr.

Comments
One Response to “O jeito fácil e o jeito certo”
  1. eu acho que as pesquisas deveriam ser mais completas!!
    com fotos,depoimentos e noticias simples…
    pra quando a pessoa pesquisar o site esta la pra ela…

    assim como eu fiz e me enganei pesquisei:como economizar agua?cliquei nesse site e nao achei o que eu queria…

    obrigado pela atençao!
    espero melhoras

    Kamylla S

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: