Teste Urbano: O Ecotáxi carioca.

Riquixáou a importância de estar atento à sociedade e suas necessidades.

Uma bicicleta, como vimos aqui, em outro post deste blog, é uma grande aliada para um estilo de vida mais saudável e sustentável. Mas e se uma bicicleta pudesse carregar mais de uma pessoa? Ou até substituir pequenas corridas de táxi e carro?

Na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, isso já é possível. Os chamados Ecotáxis são parecidos com riquixás chineses, porém, mais modernos e confortáveis, pois o triciclo é estofado e possui cobertura e pinos de segurança.

Idealizado para percorrer pequenas distâncias dentro do bairro (que é conhecido por possuir um dos trânsitos mais complicados da cidade) o custo é baixo. Por 3 reais uma pessoa pode sair do Barra Square até o Barra Shopping, mas se duas embarcarem o preço cai para 5 reais.

A experiência que está rolando há quatro meses foi vista com entusiasmo pela população. Se tudo correr bem os Ecotáxis serão regulamentados e implementados em pontos estratégicos da cidade.

Mas, a quem interessar possa, a idéia não é nova. Em alguns bairros da Zona Norte e na Baixada Fluminense charretes, carroças e triciclos improvisados há muito fazem parte do cenário urbano. A informalidade faz com que esses veículos não possuam a segurança necessária para seus usuários e sua falta de rota pode deixar o trânsito ainda mais caótico e perigoso. Porém essas iniciativas populares sempre surgem onde há um buraco entre o poder público e a real necessidade da população.

É sempre bacana ver o Estado começando a se preocupar com questões ambientais e essa mobilização parece mais séria a medida que o assunto ganha importância na sociedade. Porém é importante perceber também que os governantes precisam começar a pensar globalmente. Ao legalizar e incentivar os transportes que já existem nos bairros mais afastados, além de incentivar uma vida mais sustentável, o poder público estaria educando, gerando renda e movimentando a economia local.

Quanto mais entendermos que pensar de forma ecologicamente correta não é uma atitude isolada, vanguardista ou desconectada de outras questões sociais, mais simples e eficazes serão as soluções. Experimente tentar envolver quem está a sua volta: familiares, colegas de escola, de trabalho, amigos. E principalmente ouvir o que todos tem a dizer. Multiplicidade de olhares e de ações podem e vão fazer do nosso mundo um mundo melhor.

Foto cortesia de pichenettes via Flickr.

Comments
3 Responses to “Teste Urbano: O Ecotáxi carioca.”
  1. Luis says:

    Oi, primeiro gostaria de dar os parabéns ao seu blog, gostei muito dos posts e das seções.
    Este tipo de taxi seria muito útil aqui em São Paulo visto que a cidade já esta saturada de carro fazem anos.
    Quando estiver no Rio, vou experimentar!

  2. Oi primeiramente parabés ao seu blog achei muitissimo interessante quando se fala de ecologia mas olha minhas ideias tem tudo aver olho no ecotaxi de londrina já tem ai no rio de janeiro o trenzinho ecologico de pedalar veja ai no condominio do leblon na fazendinha convido a todos que visitar seu blog para esperimentar e fazer um teste dryver http://WWW.TRIKECANTONI.COM.BR

  3. Oi primeiramente parabés ao seu blog achei muitissimo interessante quando se fala de ecologia mas olha minhas ideias tem tudo aver olho no ecotaxi de londrina já tem ai no rio de janeiro o trenzinho ecologico de pedalar veja ai no condominio do leblon na fazendinha convido a todos que visitar seu blog para esperimentar e fazer um teste dryver http://WWW.TRIKECANTONI.COM.BR

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: