O lado bom da propaganda

WWF DreamO velho ditado diz que a propaganda é a alma do negócio. E desde a Idade Média, quando a Igreja Católica começou a usar técnicas que são consideradas a origem da propaganda, isso é uma das verdades que move os negócios mundo afora.

O Nazismo usou. O Socialismo usou. A Benneton usou. Até o Lula usou. Quem leu o Manifesto deste site, sabe que eu estudei publicidade e trabalho na área (e isso já faz um tempo). Quando eu entrei, muitos professores diziam que a publicidade tinha um papel importante no mundo, e que ele não podia ser negado.

Aí, teve a época em que tive a tal crise de fé, achei tudo errado, que publicidade só ajudava grandes corporações a obter lucros incompatíveis com a realidade. Lembro que tinha até um programa de TV que mostrava propagandas de TV e se chamava A fina arte de separar as pessoas do seu dinheiro. Hoje, atingi uma visão um pouco menos fria da realidade. A propaganda tem sim sua função no mundo e ela não é intrinsecamente má.

Passou o tempo em que fazer caridade, ajudar as pessoas era algo a ser escondido. Algumas personalidades faziam filantropia e também questão de que tais obras fossem um segredo. Talvez porque considerassem que isso era algo íntimo, pessoal, que não devia ser escancarado ao público, como o resto das suas vidas. Eu me lembro que, quando o Ayrton Senna morreu, todo mundo ficou besta em descobrir que ele fazia muita caridade. Tanto é que, para manter seu legado, foi criado o Instituto Ayrton Senna.

Hoje, essa abordagem “humilde” não é tão comum, embora ainda aconteça. Particularmente, sou contra. Acho que é preciso divulgar o bem, para que as pessoas se inspirem, vejam que é possível. É preciso ter heróis, pessoas a quem admirar.

A propaganda, acredito, ajuda nesse processo. Divulgando causas, mobilizando pessoas, gerando awareness para causas importantes. Propaganda é comunicação. E comunicação é persuasão. Desde o bate-papo em um bar até a reportagem de jornal. Eu mesmo quero convencer você, leitor, do meu ponto de vista.

E quando falamos de causas e idéias, o termo é Propaganda Ideológica. Essa imagem do post, aí em cima, é uma propaganda feita para o WWF que, na minha opinião, é uma das peças mais inteligentes e criativas falando do assunto ambientalismo. A mensagem é simples e passa a idéia quase que instantaneamente. Para ver o anúncio inteiro, clique aqui (em inglês). A tradução, feita por mim, é:

Lutamos todos os dias pela nossa extinção. Nós temos um sonho. Um planeta sem espécies ameaçadas e meio-ambientes a serem protegidos, onde seres humanos aprenderam a viver em união com a natureza. Nós sonhamos com um mundo em que não haverá mais necessidade da nossa existência.

Para mim, essa é a síntese do que eu acredito. E também, é a síntese de sustentabilidade. O WWF tem um histórico de grandes campanhas e, daqui por diante, sempre que encontrar alguma campanha interessante, postarei aqui no blog.

E para quem leu até aqui, um bônus. Uma campanha também muito simples que fala de economia de energia. Poucas palavras e muito significado. É de uma geradora de energia elétrica sulafricana. O texto diz “Use a eletricidade com sabedoria”. Via TreeHugger.

Outdoor Eskom

Comments
One Response to “O lado bom da propaganda”
  1. Álvaro Sad says:

    Concordo plenamente com seus pontos de vista.
    Sou Palestrante e tenho dito às minhas platéias que acredito firmemente que, se dividirmos o mundo entre bons e maus, os bons seriam maioria. O que ocorre é que os maus são mais articulados, preparados. Os bons muitas vezes escondem-se e não tomam atitudes explícitas.
    É preciso gritar aos quatro ventos o que é feito de bom para o ambiente. Vamos motivar e demonstrar que não estamos sózinhos.
    Muitas vezes somos ridicularizados por recusarmos sacolas plásticas. Não tem problema. Teimosia, no bom sentido, deve ser a característica do ECOATIVISTA.
    Parabéns pelo texto.
    Álvaro Sad

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: