ONU quer impedir o aumento da produção de biocombustível

BiofuelOntem falamos sobre biocombustíveis e, hoje, chega uma notícia sobre o mesmo tema: o relator especial da ONU para o Direito à Alimentação, Jean Ziegler, pediu que haja uma moratória (impedimento) da produção de biocombustíveis nos próximos 5 anos. Isso porque o atual crescimento tem inflacionado o preço de alimentos, o que faz com que quem já tinha pouco com o que comer, agora tenha menos ainda. Saiba mais, e fotos-bônus, após o clique.

A idéia é que, em 5 anos, o etanol celulósico já estará suficientemente desenvolvido e, assim, não será mais preciso utilizar a colheita para gerar combustível. Com essa tecnologia, é possível utilizar qualquer parte de qualquer planta: caules, folhas ou, no caso da planta da pipoca, o sabugo depois de ser retirado o milho. A notícia completa você encontra na BBC Brasil. Via Estadão Online.

ChadeA discussão sobre combustívelXcomida tem gerado muita polêmica, mesmo entre ambientalistas. O fato é que há ainda muita fome no mundo e, mesmo com todas as promessas, Fome Zero está muito longe de realidade. É até interessante dar uma olhada nesta reportagem feita pela revista Time, com fotos de Peter Menzel, sobre o que se come em diversos lugares do mundo. Dá para ter uma idéia do problema. A foto ao lado é um exemplo: uma família do Chade que vive com US$ 1,23 por semana. Confira mais aqui. O livro, com todas as fotos, você encontra na Livraria Cultura.
Foto de biocombustível cortesia de jurvetson via Flickr.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: