10 passos simples para economizar água e energia

ÁguaSe o petróleo é considerado o ouro negro, nos próximos anos é provável que a água passe a ser conhecida como o petróleo incolor. O fato é que nos próximos anos a água vai ser tornar um recurso cada vez mais raro. Segundo o relatório do IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas – em inglês), até 2020, cerca de 1 bilhão de pessoas vai sofrer com a escassez de água. Além disso, até o fim do século, 1 terço de todas as espécies pode ser extinta devido ao aquecimento do planeta. Confira as dicas e um vídeo bônus depois do clique.
Nós, brasileiros, já sentimos na pele uma parte do problema. Em 2001, o apagão, causado pela seca e diminuição nos níveis das hidrelétricas, fez com que o PIB do país caísse em 1,5. Mas quem passou por aquela situação descobriu também o tamanho do desperdício energético, tanto no Brasil quanto no resto do mundo.

E, se há tanto desperdício, o que podemos fazer para mudar isso? Reunimos neste post 5 atitudes que você pode tomar em casa para diminuir o desperdício de água e outras 5 para diminuir o consumo energético. Afinal, em um país com uma matriz energética baseada em usinas hidrelétricas, eletricidade e água se misturam. E muito.

Economizando água:

– Escove os dentes com a torneira fechada. Deixar a torneira aberta por 1 minuto enquanto se escova os dentes gasta cerca de 15 litros de água. Vá além: leve um copo para o banheiro e escove os dentes com a água do copo. Eu fiz isso em casa. Resultado? Utilizo 1 copo por escovação, ou 200 ml.

– Só use água corrente na hora de enxaguar a louça. Encha a cuba de água e coloque a louça sujas dentro. Isso amolece a sujeira e facilita a limpeza. É bom para você, que tem menos trabalho, e bom para o planeta, porque assim economiza água e detergente, só precisando lavar e enxagüar uma vez.

TV– Na lavanderia, espere acumular as roupas e lave tudo de uma vez. Dessa forma, você economiza água e energia. Vá além: quando for trocar a maquina de lavar, prefira as Front Load, que gastam menos água e energia elétrica, lavando tão bem quanto. Elas podem ser mais caras, mas acabam se pagando.

– Guarde a água de enxagüe da lavadora de roupas para lavar o quintal, o carro, a calçada. Essa água é praticamente limpa e pode ser utilizada para limpar o quintal ou até para bater roupa no tanquinho. O termo para água reutilizada é água cinza.

– Separe o óleo e entregue para a reciclagem. Pode parecer que não tem nada a ver com água, mas a verdade é que 1 litro de óleo contamina 1 milhão de litros de água. Além disso, entope ralos e encanamentos. Ele também impermeabiliza o solo, causando enchentes nas grandes cidades. Vá além: recicle você mesmo o óleo de cozinha e faça sabão em casa. Uma das inúmeras receitas você encontra aqui.

Economizando energia:

– Troque suas lâmpadas incandescentes por fluorescentes compactas. Uma lâmpada comum desperdiça 95% da energia consumida em calor e só 5% em luz. As fluorescentes compactas são muito mais eficientes, transformando cerca de % em luminosidade. E, se antes elas tinham uma luz incômoda e intermitente, hoje podem ser brancas, amarelas e até utilizadas com dimmer. Vá além: esqueça as fluorescentes compactas e compre logo LEDs de alta luminescência. Eles têm uma eficiência maior ainda, vide as lanternas que estão por aí, são pequenos e versáteis. Mas o preço ainda os torna inviáveis para o consumidor.

– Deixe os alimentos esfriarem antes de colocar no refrigerador. As geladeiras possuem termostatos que indicam se a temperatura interna sobe muito. Quando ela sobe, o motor começa a funcionar para compensar e manter a temperatura mais baixa. Se você coloca a comida quente, o motor liga mais vezes. O abre-e-fecha tem o mesmo efeito, portanto tente abrir a geladeira o mínimo possível e nunca deixar a porta aberta. Uma solução simples para esse abre-e-fecha é anotar numa lousa ou papel na porta da geladeira o que tem lá dentro. Assim você não precisa abrir para verificar. Sem falar que esse processo acaba fazendo com que a comida dure menos lá dentro. Vá além: use um refrigerador ou freezer horizontal. Quando você for abrir, o frio vai encontrar mais dificuldade de escapar e, conseqüentemente, o aparelho vai passar menos tempo ligado. Infelizmente, só encontrei industriais com essa configuração.

Procel– Fique atento ao selo do Procel, o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica. Ele indica o gasto energético de cada eletrodoméstico e categoriza segundo seus padrões. É aquela letrinha adesivada (vai de A a G) que você encontra nas geladeiras, máquinas de lavar, ar condicionado e afins. Quanto mais próximo de A, melhor a eficiência do produto.

– Use o ar condicionado com moderação. Abra as janelas e feche as cortinas. No verão, se o calor for insuportável, tente deixar o ar ligado numa temperatura alguns graus acima do que você normalmente deixa. Prefira os ventiladores. Se não for possível evitar, desligue o aparelho 1 hora antes de sair por longos períodos. Use roupas leves para minimizar a sensação de calor.

– Tome banho após as 22h. Evite tomar banho ou qualquer outra atividade que utilize muita energia no horário de pico, das 17h às 22h. Dessa forma, evita sobrecarregar a rede elétrica e, conseqüentemente, diminui a necessidade de construir novas hidrelétricas. Vá além: instale chuveiros de baixo fluxo de água, desligue a água enquanto se ensaboa e utilize a posição verão sempre que possível. Se você mora no Rio ou Manaus, a posição verão é a desligado.

Foto cortesia de cfrausto e cheryl j via Flickr.

[tweetmeme source=”quintal” only_single=false]

Comments
47 Responses to “10 passos simples para economizar água e energia”
  1. Tarciso says:

    é extremamente imprecionante de que agua é tão comparavel como o petroleo negro, ou agua chega a ser mais indispensavel, por isso devemos fazer tudo para pode economiza-la. quanto a energia sei também que ela é derivada da aguá ou seja é atraves da correnteza da água que que movimenta a rotação dos motores hidrolecticos afim de fornecer a enrgia electrica.

  2. alguém says:

    “impressionante” é com dois “s”
    impreSSionante não impreCionante ¬¬
    e você não coloca quase nenhum acento, que grafia horrível.

  3. ana paula says:

    isso foi muito bom isso algumas pessoas aprendem
    a fazer as coisas sertas

  4. alguem ..... says:

    serto se escreve com “c” ñ com “s”…

  5. lorena says:

    orrivel nau tem nada q eu pedi

  6. alguem says:

    *****

    Comentário suprimido por falta de respeito a terceiros.

  7. alguem says:

    poxa esse site me ajudou bastante!!!!!! ñ tem nada que eu quero

  8. do misterio says:

    voces não sabem denada nuncamais venho aqui a não ser
    que vocês melhorem

  9. Pamela says:

    Excelente post!! vai me ajudar bastante.. Aliás todo o blog é muito produtivo! :*

  10. victor says:

    everybody can make it’s
    but so much people don’t care
    if the water are in your end
    or if the finish of the planet

  11. ronan says:

    muito bom achei o que eu quero

  12. NUBIA says:

    MUITO BOM! TEMOS QUE INCENTIVAR AS PESSOAS
    A CE PREUCUPAREM MAIS COM O NOSSO PLANETA.

  13. AMANDA says:

    OLHA EU ESTOU QUERENDO DICAS HOE AGORA SOBRE ECONOMIZAR AGUA NO NOSSO PLANETA MAIS EU PRESIÇO DISSO AGORA NAÕ REPARE OS ERROS DE PORTUGUES!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    por favor mande resposta s nesse momento

  14. Yonara says:

    Olá, estou fazendo minha monografia nesse tema e gostaria de saber se vcs têm modelos de questionários sobre a forma de economizar água.Pra uma pesquisa. Obrigada.Se tiverm por favor me enviem…Obrigada

  15. gostaria de ter uma copia disso para colocar no mural do meu predio

  16. Sara says:

    Um belo dia essas pessoas que brincam com esse tipo de coisa, vão saber valorizar cada gota que bebem e cada tv ou ventiladores que ele(a) deixam ligados, so assim vão ter respeito pelos assuntos importantes.

  17. sebastiao de jesus says:

    a minha pesquisa para por aqui porque já encontrei tudo o que quero a respeito desse tema. tanks. e enviarei a materia para que todo mundo saiba a importancia de economizar os recursos que a natureza dispõe apesar de serem inesgotaveis merecem ser bem aproveitados!

  18. joao says:

    para salvar o mundo energia economizar e o mundo do aquecimento global vai se livrar

  19. mauro py says:

    a agua e muuito importante para sociedade

  20. vitoria says:

    Esse site é muiito booom mesmo..me ajudou a fazer meu trabalho e ajudou minhas notas,acho que esse site é otimo….
    e acho que esse site é muito importante para pessoas ficarem brincando escrevendo recado nada ave!
    achoo tambem que temos que preservar a agua a natureza pq sem essas duas coisas não somos nada,precisamos muito delas!

  21. aurea glesia says:

    oieh as pessoas q soutão essa informaçoes na telinha do computador são 10…
    amei tinha o q eu queria e + 1 pouco amei me ajudou vastante…
    fui,bjos pra todos q colaborarão e trabalharão para elaborar essas informações.

  22. eu estou fazendo uma pesquisa e achei um maximo

  23. adriano says:

    óla estou fazendo uma pesquisa sobre novas economias de água novas ideias se vcs tiverem me mandem por favor presiso pra ontem obg…

  24. Ana says:

    Cientistas dizem que em menos de 50 anos a água potável vai ser tão rara e tão cara como o petróleo é hoje, pois menos de 1% da água que existe no mundo é água doce, própria para o consumo humano.

  25. Ana says:

    Aqui vai uma dica: Para diminuir o consumo da geladeira, não coloque alimentos quentes ou sem tampa. E não coloque panos para secar na parte de trás: isso faz com que o motor da geladeira precise trabalhar mais.

  26. Ana says:

    A quantidade de água existente no Planeta Terra! Em total, são 1,6 bilhões de Km3, sendo 1.350.000.000 Km3 de água salgada; 29.000.000 Km3 de água doce nas geleiras e calotas; 8.600.000 Km3 de água doce congelada nos continentes e sob eles 13.000 Km3 na forma de vapor de água na atmosfera.

  27. Ana says:

    1.No banho: Se molhe, feche o chuveiro, se ensaboe e depois abra para enxaguar. Não fique com o chuveiro aberto. O consumo cairá de 180 para 48 litros.

  28. Ana says:

    2. Ao escovar os dentes: escove os dentes e enxágüe a boca com a água do copo. Assim você economiza 3 litros de água.

  29. Ana says:

    3. Na descarga: Verifique se a válvula não está com defeito, aperte-a uma única vez e não jogue lixo e restos de comida no vaso sanitário.

  30. Ana says:

    4. Na torneira: Uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros/minuto. Pingando, 46 litros/dia. Isto significa, 1.380 litros por mês. Feche bem as torneiras.

  31. Ana says:

    5. Vazamentos: Um buraco de 2 milímetros no encanamento desperdiça cerca de 3 caixas d’água de mil litros.

  32. Ana says:

    6. Na caixa d’água: Não a deixe transbordar e mantenha-a tampada.

    7. Na lavagem de louças: Lavar louças com a torneira aberta, o tempo todo, desperdiça até 105 litros. Ensaboe a louça com a torneira fechada e depois enxágüe tudo de uma vez. Na máquina de lavar são gastos 40 litros. Utilize-a somente quando estiver cheio.
    8. Regar jardins e plantas: No inverno, a rega pode ser feita dia sim, dia não, pela manhã ou à noite. Use mangueira com esguicho-revólver ou regador.

    9. Lavar carro: Com uma mangueira gasta 600 litros de água. Só lave o carro uma vez por mês, com balde de 10 litros, para ensaboar e enxaguar. Para isso, use a água da sobra da máquina lavar roupa.

    10. Na limpeza de quintal e calçada USE VASSOURA – Se precisar utilize a água que sai do enxágüe da máquina de lavar.

  33. Ana says:

    A água potável esta acabando, porque as pessoas estão poluindo muito os rios, e os cientistas estão tentando fazer com que a água salgada dos mares, seja potável, mas até os cientistas conseguirem isso, nós temos que economizar a água, porque se eles não conseguirem fazer a água salgada em água potável, nós poderemos morrer de sede, e só as pessoas mais ricas irão poder tomar a água.
    Então economize.

  34. Marina says:

    temos que ajudar a terra ela esta morrendo sabem como ajudar a terra? bem eu sei intão eu vou diser temos que economisar água e plantar mais plantas e flores!!!!!

  35. Marina says:

    Vocês só pensão em grana quem pensa em grana é um chato e bobão, porque vocês devião pensar na natureza que esta morrendo, os rios estão poluidos, e as árvores cortadas que horror aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!

    Marina, 7 anos.

  36. Marina says:

    vocês devião ter vergonha que eu tenho 7 anos e estou falando essas coisas tão interesantes e tem gente que não da valor, bem quem fas isso desepsiona o deus e depois não reclamem para mim a i não vai ser ploblema meu sem ofensas

  37. Marina says:

    Estou braaba e estou triste com vocês porque vocês não estão quidando do mundo porque vocês disem que o mundo é cruel???? porque ele não é cruel

  38. Marina says:

    Oi meu nome é marina.
    Eu estou falando para todo mundo que temos que salvar o mundo e se fazermos isso vamos ter mais plantas e árvores.

  39. Marina says:

    estou com medo que o mundo morra porque voces não dam bola para ele.
    coitadinho.

  40. Gabriel says:

    presiso saber tres formas de economizar enerigia mais de formas diferente da citas a cima !

    vlw

  41. '-' says:

    pOR qUE tD mUNDOO ESCREVE a MESMA COISA Q SABEMOS:
    -NÃO DEIXE A TORNEIRA ABERTA, O CHUVEIRO, FERRO DE PASSAR E TAL’S…
    CANSEI DISSOOOOO QUEROO COISAS NOVAS, COISAS QUE NENHUM SITE TEM… COISAS LEGAIS DE VDD!!!!

  42. GIOVANNA says:

    ESSE SITE E MUUUUUITO IMPORTANTE!
    TEM QUE FECHAR A TORNEIRA QUANDO ESCOVVAR O DENTE ETC!
    E TEM GENTE QUE NEM LIGA E PENSSA QUE JA TEM MUITA GENTE AJUDANDO E ELE NAO PRECISA AJUDAR!
    HOJE E DIA DA TERRA FALATAM 44 MINUTOS PRA TODO O MUNDO APAGAR AS LUZES E ISSO VAI SER UM ACAO MUNDIAL!
    E NAO PODEMOS SO CUIDAR DA TERRA SO QUANDO FOR DIA DA TERRA FINJA QUE TODO O DIA E DIA DA TERRA!!!!

    LEIA E IMPORTANTE!!!!!!

  43. Lucas Marcos says:

    vlw muito daora me ajudou no trabalaho da escola

  44. eu says:

    eaaae vei , esse sayte é bem mais boum. adourei muintaaaaaaaaaaaaaaum.

  45. cibele says:

    eu não gostei dos textos mais gostei muito dos videos os videos me lenbrou muito quando eu era bem pequena eu dei muitas risadas com o video do rei leão eles cantando legal ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii! de mentira. bjs de cibele

  46. CIBELE E WILLAM Eprofesora patricia says:

    todo mundo sÒ fica fala de economizar se as pessoas tivecen uma aula ai elas ian saber como È importante por que as pessoas que tem dinheiro não fais uma apai ia ser muito inportante por que não. bjs de belinha e willam e profesorra patricia é eu estou muito feliz por que a minha turma da escola shozaemo setokuchi ganhou o primeiro lugar do concurso de drogas muito obrigado.

  47. CIBELE says:

    é de arasar os videos parabes

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: