Trabalho mais sustentável

SwitchNem todo mundo, possivelmente a maioria de nós, é o responsável pela definição das políticas empresariais de onde trabalha. Afora autônomos e empresários, muitos, como eu, são empregados de uma empresa bem maior. E aí fica difícil fazer muito para ter um local de trabalho com o menor impacto possível no meio ambiente. Mas acredite, ainda assim dá pra ajudar. Seja pedindo alguma ação mais concreta, levando seus recicláveis pra casa ou mantendo seu computador desligado. Quem está no TI pode fazer mais ainda. Aqui vão algumas dicas simples e práticas:

– Desligue seu monitor sempre que se afastar do computador.

– Desligue a opção de proteção de tela: ela continua gastando energia como se o monitor estivesse ligado. Ao invés dela, ligue a opção para desligar o monitor quando ninguém estiver usando.

– Acione também a opção que faz o computador hibernar. Assim, ele também gasta menos energia. Se for sair para uma reunião mais longa ou um almoço, desligue a máquina completamente.

– Deixe ligados somente os programas que você efetivamente está usando: quanto mais processamento o computador fizer, mais energia ele consome.

– Utilize somente um copo de plástico por dia, guardando para reutilizar sempre que possível. Se você puder, leve um copo, caneta ou garrafa de casa.

– Na hora do almoço, evite delivery – as motos dos entregadores, além do caos no trânsito, também poluem muito.

– Mantenha seu copo e prato durante a refeição, se for possível. Você economiza água e energia.

– Pegue o ônibus, metrô ou carona para trabalhar: menos carros na rua significam menos trânsito e poluição.

– Se não estiver calor demais, deixe as janelas abertas ao invés do ligar o ar condicionado. Será que um ventilador não resolve?

Foto by Salvez.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: