Sua casa mais iluminada…

…E sem acender uma lâmpada

Algumas das iniciativas para conter a destruição da terra nos parecem complicadas para encaixarmos no dia-a-dia. Só que algumas são extremamente simples e não exigem nem disciplina, nem treinamento e muito menos ocupam espaço. Uma delas é economizar energia. Seguem, abaixo, algumas dicas no melhor estilo: você sabia? Enjoy it!

1 – Abra as janelas! A iluminação natural é muito mais potente que uma lâmpada em um dia de sol. E claro, ganhamos o benefício da brisa, da vista… que, por pior que seja, é melhor que uma parede!

2 – Tetos e paredes pintados em cores claras refletem mais luz e muitas vezes ajudam a dispensar a utilização de várias lâmpadas e luminárias.

3 – Trocar as lâmpadas comuns por fluorescentes compactas. Inicialmente com uma luz horrível, hoje elas evoluíram muito e já tem coloração agradável. Apesar de custar mais, duram também mais e diminuem em muito a conta de luz. Isso porque são muito mais eficientes que as incandescentes, que desperdiçam 95% da energia em calor.

4 – No trabalho: Desligue o ar condicionado meia hora antes de sair. A sala continua climatizada. Ah, desligar o monitor na hora do almoço e não deixar o computador ligado de um dia pro outro, que é uma prática comum, mas não entendi os benefícios dela se não estamos fazendo um download eterno. Vale lembrar: Imprimir somente o necessário e se possível usar rascunhos quando for inevitável.

5 – Juro, muitos lustres sujos fazem com que as pessoas acendam lâmpadas auxiliares. Mantenha os lustres e luminárias limpos e sem poeira: talvez eles se bastem por si só.

6 – No verão um banho frio pode ser muito bom!

7 – Tome banho após as 8 da noite: isso diminui a sobrecarga nas usinas e, conseqüentemente, a necessidade de construir novas usinas, que degradam o meio ambiente. Alguém se lembra do Apagão?

8 – Aquecedores a gás e a energia solar para aquecer a água estão cada vez mais acessíveis e baratos, como aquele mostrado neste post. Quem pode, deve experimentar.

9 – Deixar a comida esfriar sobre a pia antes de guardar na geladeira. Isso impede que o sistema fique sobrecarregado e em consequência, gaste mais energia.

10 – O Stand By de TVs, dvds, video games e afins consomem energia sem você perceber. A diferença na sua conta pode chegar a 12%. Por isso, quando não estiver usando, é bacana tirar da tomada.

11 – O mesmo com transformadores. Ligados na tomada eles gastam energia, mesmo não estando em uso.

12 – Por fim, bom senso. O desperdício é fruto de uma cultura consumista. Não precisamos de relógios no microondas se temos celulares, relógios de pulso…

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: