Alimentação Limpa – Pequenas iniciativas

Quando pensamos em uma alimentação responsável é comum focarmos nossa atenção para a eliminação de algum ingrediente, como a carne que desde sua produção é fonte de desperdício e emissão de poluentes no meio ambiente, ou no consumo de alimentos orgânicos que não utilizam substâncias tóxicas em sua produção e respeitam o ritmo da terra e seus ciclos naturais.

Porém existem mais algumas coisas que podem ser feitas para que esse impacto seja ainda menor:

– No mercado não utilize sacolas plásticas para levar suas compras. As sacolinhas demoram até 1.000 anos para se decomporem (é, 1.000 anos, eu também me impressiono!). Fora isso, existem sacolas lindas, para vários estilos e bolsos desde as biodegradáveis, as de papel e até as de grifes famosas, com aquela carinha de bolsa de feira da vovó.

– Tenha preferência por produtos produzidos mais perto de seu lar. Muitas vezes o que uma garrafinha de água perrier gasta em combustíveis fósseis vindo de avião, não vale seu glamour. Comida e bebida gastam muito para se locomover e isso se traduz em mais poluição e mais desperdício.

– Se a sua opção for eliminar ou reduzir drasticamente o consumo de carne, fique de olho nas embalagens. Uma inocente gelatina utiliza tutano de boi em sua composição. Essa matéria na Folha de São Paulo mostra os ingredientes animais mais comuns, escondidos em uma inocente bolachinha de morango.

– Caso a sua opção seja por continuar com o consumo de alimentos de origem animal procure uma feira perto de sua casa. Muitas vezes alguns produtores vendem ovos de origem caipira, que em comparação com os ovos de granja, além de mais nutritivos não submetem as galinhas poedeiras a tratamentos cruéis. Isso vale também para o leite e o queijo artesanais. Em São Paulo todo domingo rola uma feira de orgânicos na Vila Mariana. A feira garante que a produção do alimento seja local e o contato mais próximo com o produtor faz com que possamos tirar muitas dúvidas.

– Combata o desperdício. Jogar comida fora além de ser antiético num país onde a fome e a desnutrição são a regra, ainda temos o aumento do volume do lixo, caso não o utilizemos como adubo ou na compostagem. Cascas e talos muitas vezes são mais gostosos e nutritivos do que imaginamos. Aprender a congelar e armazenar corretamente os alimentos é um pequeno passo que já muda muita coisa, assim como utilizar a água do cozimento de legumes para preparar arroz, macarrão e etc.

– Evite o delivery. Eu sei, é ótimo, uma das melhores coisas que a modernidade sedentária inventou. Mas essa iniciativa além de diminuir o número de emissões de quebra ainda faz diferença no trânsito da cidade, ainda mais em São Paulo onde a cultura da pressa causa muitos acidentes.

Comments
3 Responses to “Alimentação Limpa – Pequenas iniciativas”
  1. renatacorrea says:

    Muitas dessas dicas foram encontradas no site MUDE O MUNDO. Visitem: http://www.mudeomundo.com.br.
    😉

  2. Super obrigado por todas essa dicas incriveis.
    E o minimo que posso dizer é um mega 2 pontos plus parabens.
    Abraço e Paz.

  3. maria jose berti says:

    O pessoal da saúde de maneira ampla divulga a sobrevivência do ser humano na terra…
    O pessoal das ciências humanas estão escondidos nos consultorios, laboratórios, etc. não fazem barulho ensurdecedor da necessidade de criarmos os seres humanos da maneira correta.
    Seu site tem orientações sobre “COMO” educarmos?(de maneira clara, didática e que atinja todos?) Por exemplo: Eduque seu filho para a sinceridade!O mundo será melhor se educarmos os pequenos para ser feliz e nao “trabalhador”!
    Os pais, geralmente, são equivocados na maneira de educar, precisam ser alertados.
    É o que estou fazendo atualmente. Obrigada pela atenção.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: